terça-feira, 27 de abril de 2010

Caneta Biodegradável



As canetas estão presentes no nosso dia-a-dia, muitas são perdidas e todas são no final do uso descartadas. Como são geralmente compostas de plástico, um material que não se degrada facilmente na natureza, poluindo o solo e os oceanos por centenas de anos.

Um novo produto, no entanto, promete mudanças no universo das esferográficas. A empresa de design DBA, com sede em Nova York, criou uma caneta 98% biodegradável.

A DBA 98 é composta 98% de bioplástico feito de batata. O reservatório de tinta também é feito de fibras renováveis e biodegradáveis, e a própria tinta não possui ingredientes tóxicos – é composta por água, pigmentos atóxicos, glicerina e benzoato de sódio.

A embalagem das canetas é feita 100% de materiais reciclados, impressa com tinta vegetal e pode ser completamente reciclada. Além disso, a DBA afirma que sua fábrica é movida a energia eólica e possui certificado ISO 14001.

Para se ter uma ideia, enquanto um plástico convencional leva até 450 anos para se decompor, as canetas DBA 98 se decompõe completamente em 180 dias.

As vendas começam no dia 30 de abril nos EUA e o preço é de US$ 8 (equivalente a R$ 14) por um pacote com três canetas.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/2010/04/empresa-cria-caneta-98-biodegradavel/
Blog da eco4planet, o buscador ecológico do google.

4 comentários:

  1. Olááá =)

    Estava procurando alguns artigos sobre gestão ambiental e acabei caindo aqui hehehe...
    Estou no último ano de adm, e estou fazendo o TCC e tal.. voltando na area de gestao ambiental e sustentabilidade... mas não vou mentir pra ti to bem perdido.. xD eu te adicionei no msn.. (se não tiver nenhum problema), queria ver se você poderia me dar alguns dicas de leitura e tal... (se não te encher muito =P )...

    já até favoritei o blog aqui... ai vou olhar ele inteiro com calma...

    ^^

    =*

    ResponderExcluir
  2. Uma caneta desssas é um progresso..

    mas será que a grande massa (americana, que seja)
    vai aprovar a relação custo x duração desse produto??

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Rosana
    Sou estudante de MBA Gestão e controle Amiental em Santos.Adorei esta matérial genial, além das canetas todos os produtos plásticos já deriam ser substituídos por biodegradáveis, o planeta agradece.Parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  4. O Grupo EkoBio já desenvolve aqui no Brasil dois modelos de canetas esferográficas biodegradáveis, ambas são produzidas com matéria prima de fonte renovável(amido do milho)EkoBio e ExataBio. Esclarecimento: A decomposição só começa a acontecer a partir do seu descarte em condições ideias de umidade e calor, caso contrário sua vida útil é igual as canetas convencionais. Diferença? Sim tem uma, não geram lixo e não poluem o meio ambiente. www.youtube.com/grupoeko

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada