quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vantagens da adoção de um Sistema de Gestão Ambiental





As razões que existem para adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Maior satisfação dos clientes: o consumidor esclarecido hoje valoriza, muito mais, as empresas e produtos que demonstrem bom desempenho ambiental.

Melhoria da imagem da empresa, junto aos clientes, governo, comunidade, vizinhos, ONGs e mídia.

Conquista de novos mercados: a preocupação ambiental é um fator de competitividade, facilitando a expansão em novos mercados e a empresa que souber explorar bem esse aspecto conseguirá cativar novos clientes, com a perda para os concorrentes

Redução de custos, pela eliminação de desperdícios, obtida com uma análise cuidadosa do uso da água, energia e geração de resíduos

A preocupação ambiental não deve se restringir apenas ao pessoal da produção ou ao setor ambiental da empresa, mas a todos os diretores, gerentes, projetistas e operários.

Redução de riscos, pois a empresa bem estruturada para tratar dos seus aspectos ambientais apresenta um menor risco de ter que arcar com as multas, ações legais, por descumprimento da legislação, menor passivo ambiental, menores riscos para os administradores e acionistas.

Maior permanência no mercado, por não ocorrerem reações negativas dos consumidores.

Maior facilidade na obtenção de financiamentos. Uma empresa com um bom desempenho ambiental tem mais facilidade em conseguir financiamento junto a bancos e órgãos ambientais. Além de desfrutar de uma melhor imagem.

Demonstração aos clientes, vizinhos e acionistas, etc. A empresa que tenha um sistema de gestão ambiental bem estruturado tem o interesse de demonstrá-lo aos clientes, vizinhos, etc., para obter vantagens decorrentes de sua atitude e mostra que sua política e objetivos estão sendo atingidos, que as ações preventivas têm prioridade sobre as corretivas, que há uma visão de melhoramento contínuo, enfim, que a empresa toma todas as medidas necessárias para evitar impactos ambientais significativos.




Adotando um sistema de gestão ambiental as empresa contribuem para o meio ambiente, têm seus investimentos resgatados financeiramente e socialmente porque contribuiu para uma relação melhor do homem com a natureza.


Rosane de Oliveira Brito


Bibliografia recomendada

MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e Gestão Ambiental. 3 ed. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002.

4 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário,
    bananas sempre =P

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosane
    O que precisamos identificar para adoção de um SGA?

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosane, so seu ponto de vista quais são as desvantagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Caren,

      Do meu ponto de vista as desvantagens estarão relacionadas a elaboração ou implementação de um Sistema de Gestão Ambiental inadequado. Medidas inadequadas adotadas podem surtir o efeito contrário ao desejado. Para evitar tal situação é importante um acompanhamento constante do sistema para ajustar sua efetividade.

      Excluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada