quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gestão ambiental nas empresas


Com a questão ambiental ganhando importância, em grande parte graças à evolução dos meios de comunicação, as empresas constataram que qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes. E as pessoas são hoje mais bem informadas e motivadas para o assunto, sendo raro o dia em que a televisão, os jornais e as revistas não abordem temas ambientais. As empresas que conseguirem se adaptar aos novos tempos terão vantagens competitivas, já que a preocupação ecológica é hoje vista como um fator estratégico de competitividade.

As empresas, como as produtoras de bens e serviços, estão hoje em grande evidência na questão ambiental. As estratégias das empresas em obter melhorias de desempenho ambiental estão inseridas na sua função social, pois além de atender à vontade dos seus clientes melhora os relacionamentos com os órgãos ambientais de controle, com as ONGs e com a sociedade em geral.

A empresa deve, antes de tudo, atender às necessidades de seus consumidores. Este deve ser sempre seu objetivo principal, sendo vital para que ela possa sobreviver. O lucro, ao contrário do que muitos pensam, não é a finalidade da empresa, e sim um resultado do seu trabalho, sendo na realidade uma medida de seu desempenho: quando ela estiver atendendo bem, naquilo que seus clientes esperam, consegue vender mais, consegue melhores preços, e portanto tem lucro.

Rosane de Oliveira Brito


Bibliografia recomendada

MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e Gestão Ambiental. 3 ed. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo.
    me ajudou muito em meu trabalho, na verdade foi a base para eu conseguir fazê-lo.

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