domingo, 2 de agosto de 2009

Calçada ecológica

Um dos grandes e não destacados problemas ambientais nas cidades hoje é a impermeabilização do solo. Essa impermeabilização ocorre quando o solo perde a sua capacidade natural de absorção de água devido a contrução de asfalto e calçadas que não permitem que a água se infiltre no solo.

Uma das consequencias dessa impermeabilização é vista nos períodos de chuvas onde a água da chuva não encontra espaço para se infiltrar e acaba causando inundações e consequente impactos sociais.

Uma palestra que ouvi há cerca de dois anos da ONG TUDO VERDE (http://www.tudoverde.org.br/) falou sobre a construção de calçadas ecológicas que além de embelezar o ambiente (deixando de ser aquela paisagem de só asfalto e concreto) evita que as a calçada arrebente porque dá espaço para as plantas se desenvolverem e principalmente, permite que a água tenha um lugar para se infiltrar.






Fontes recomendadas
http://www.preol.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=4
http://www.tudoverde.org.br/
http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/impermeabilizacao-do-solo-e-grandes-enchentes

Um comentário:

  1. Oi!! Meu nome é Camila, e eu sou de São Paulo. Eu estou no 1°ano do Ensino Médio e tenho que fazer um trabalo sobre como melhorar os trânsito nas ruas, meu grupo opitou em implantar calçadas ecológicas para a diminuição do número de enchentes. Para isso, nós precisamos de várias informações sobre calçadas ecológicos, como o preço, o quanto de água ele absorve, vantagens e desvantagens, onde nós podemos compra etc. Gostaria de saber se você estaria disposta em me ajudar. Obrigada pela atenção, Camila.

    PS: Se por acaso quiser me ajudar, esta é o meu twitter @camipassi

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada