domingo, 2 de agosto de 2009

Calçada ecológica II




Um caso ilustrativo de construção de calçada ecológica pode ser observado em meu municipio.

"Minha calçada estava danificada pelas raízes da árvore em frente de casa", diz a advogada Cléria Patrocínio. "Recomendaram que eu cortasse a árvore". Em vez disso, a moradora teve a feliz idéia de construir uma inédita calçada ecológica.

Árvore livre - Mais de vinte metros quadrados de calçamento foram retirados e substituídos por 4 canteiros ajardinados. Duas novas árvores foram plantadas para fazerem companhia a sibipiruna que, agora, tem uma área livre em volta de seu tronco para receber água da chuva.

Água subterrânea - A iniciativa teve o apoio técnico da ONG TudoVerde, e conta com soluções especiais para garantir a saúde deste jardim de rua. Um sistema de irrigação subterrãnea foi instalado para permitir sua operação automática e segura. Se houver temor em sair a noite aguar as plantas, basta apertar um botão dentro de casa

Cupins e pedestres - A sibipiruna, que apresentava infestação recente por cupins, recebeu um tratamento para eliminação da praga. Esta foi uma exigência de Cléria, "esta árvore tem mais de 30 anos, e sua sombra deixa a casa fresca mesmo no verão. Cortar uma árvore nste estado e como matar um cachorrinho com pulgas!".

A nova calçada também beneficiou quem passa em frente a casa. Uma rampa para deficientes foi construída, e, como normas técnicas exigem uma faixa livre com largura mínima de 1,20m para os pedestres, o que antes da reforma não existia em razão dos danos no calçamento, agora conta com uma área nivelada de quase dois metros.

Outro benefício é o embelezamento e a sensação agradável para a vizinhança. Crianças e adultos param para ver a calçada verde.

Tendência - Existe já um fenômeno nas cidades chamado de "desconstrução" ou "renaturalização": para aplacar a calor, provocado pela irradiação absorvido pelo concreto e asfalto, e diminuir as enxurradas e enchentes, também conseqüência da alta impermeabilização nas áreas urbanas, toneladas de cobertura de concretos e asfalto estão sendo subtituídos por áreas gramadas e ajardinadas.

Esta tendência, além de brindar as cidades com melhores condições ambientais, aumenta os espaços públicos de convivio e bem estar para seus moradores. Algo que a pioneira calçada ecológica de Cléria conseguiu no Jardim Aviação.

Uma cidade que encontra bastante exemplos de calçadas ecológicas é Londrina.


Vídeo ilustrativo no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=T_kxNYoI9z0

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua calçada.
    Moro em Arceburgo-MG, e na frente da minha casa também tenho minha calçada ecológica.
    Um exemplo a ser seguido por todas cidades.
    Através da Prefeitura Municipal de Arceburgo pensamos em implantá-las na cidade.

    Ademir Carosia

    ResponderExcluir
  2. Um projeto de lei, feito por reconhecimento ao ambientalista Ademir Carosia, foi aprovado pela Camara Municipal, concedendo desconto no IPTU, foi vetado pelo Executivo Municipal....Infelizmente.

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada