sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mata ciliar: quadro atual


O problema reside na dificuldade de programas de recuperação de matas ciliares de grande abrangência decorrentes da:
pouca mobilização: não reconhecimento da importância das matas ciliares, pouca comunicação e treinamento;
desorganização: ausência de instrumentos para planejamento e monitoramento, recursos financeiros insuficientes e mal explorados;
dificuldades técnicas: déficit regional na ofertas de sementes e mudas, dificuldade de implantação de modelos de recuperação.
A consequência disso é um milhão de hectares de áreas de matas ciliares no estado de São Paulo degradadas. O que ameaça a estrutura, funções e estabilidade do ecossistemas e agravamento da pobreza.
No estado de São Paulo foi criado o projeto de Recuperação de Matas Ciliares (o qual eu tive a oportunidade de participar de um encontro muito bem organizado e desenvolvido na Bacia no Rio Aguapeí-Peixe) que tem como objetivo desenvolver ações para superar cada um dos “gargalos” identificados. Fornecendo instrumentos, metodologias e estratégias que servirão de modelos para implantar um programa de matas ciliares em todo o Estado.
(para recuperar matas ciliares entre em contato com o escritório do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares da sua região).

2 comentários:

  1. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  2. Newton, infelizmente não consegui ver as fotos ,mais esse processo re revitalização muito me interessou, gostaria de pode saber mais, se possivel podesse enviar para meu email, entrei pelo blog do meu filho de 12 anos o qual muito me orgulho de já ter preocupação com o meio ambiente. meu email: anna.mell@hotmail.com.Agradeço se poder me enviar mais informações e fotos sobre revitalização.Meu nome é Ana Rita.

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada