sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aprenda sobre: mata ciliar


Mata ciliar é a vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. O nome mata ciliar é dado a essa vegetação porque ela protege os rios assim como os cílios protegem os olhos.
A mata ciliar deve ser preservada para manter a qualidade do ar e as temperaturas estáveis porque o gás carbônico em grandes quantidades é prejudicial à saúde do seres vivos, além de aumentar o efeito estufa, causando o aquecimento global. Através da fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, melhorando assim a qualidade do ar e regulando a temperatura da Terra.
As matas liberam água em forma de vapor, que ao atingir a atmosfera se concentra e se condensa, formando as nuvens, que diminuem os efeitos dos raios do sol, produzem as chuvas e estabilizam o clima.
As matas ciliares atuam como corredores ecológicos, por unirem fragmentos de florestas, o que permite a circulação de animais e a dispersão de sementes, aumentando a conservação da biodiversidade.
Essas matas funcionam ainda como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças nas culturas agrícolas.
As chuvas e os ventos carregam partes constituintes do solo exposto até os corpos d’água. As matas ciliares são como filtros que evitam que os sedimentos trazidos pela erosão se depositem nos rios, o que levaria à diminuição de seus volumes e perda da qualidade da água.
A erosão pode levar ao empobrecimento dos nutrientes do solo diminuindo a produtividade das terras, sendo que a mata é uma forma para evitar a desertificação.
A vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo, que infiltra lentamente e é armazenada no subsolo, onde irá abastecer as nascentes.
Fonte: programa Mata Ciliar

Um comentário:

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada