domingo, 30 de agosto de 2009

Fitorremediação usada em para elementos radioativos


O trabalho de fitorremediação depois do acidente de Chernobyl começou em 1994, em uma lagoa contaminada por elementos radioativos. Os pesquisadores da Phytotech, uma companhia de fitorremediação, prenderam 24 girassóis numa espécie de jangada e pontilharam a lagoa de 75 metros quadrados. As plantas absorveram césio e estrôncio da mistura de metais que havia no local. As plantas não metabolizaram os elementos.. Eles começaram com poucos girassóis na tentativa de limpar completamente a lagoa. Depois eles vieram a colocar 50 a 60 girassóis, para limpar a lagoa. A estimativa de custo na época foi de cerca de $2 a $6 por mil galões de água. Entretanto para evitar a recontaminação da lagoa, o terreno das proximidades também devem ser descontaminados ao mesmo tempo.
Nos Estados Unidos, quase todos os locais radioativos pertencem ao departamento de energia. Antes do projeto dos girassóis de Chernobyl, os investigadores de Phytotech experimentaram bombear a água subterrânea contaminada de alguns locais em recipientes com girassol. Dentro de 24 horas, as plantas reduziram a concentração do urânio na água de 350 partes por bilhão (ppb) a menos de 5 ppb, que se encontra com os limites legais para águas subterrâneas na região.

3 comentários:

  1. Com toda a humildade de um ignorante, de onde obtém estas informações tão interessantes? É possível compartilhar algumas destas fontes?

    ResponderExcluir
  2. Postei no Usina do Bem o texto completo desta postagem a fim de provocar os visitantes para conhecerem mais a respeito (eu não conhecia). Fui um pouco abusado e pus um título que parodia o filme Girassóis da Rússia. É que sou jornalista e, às vezes, senão quase todas, somos exagerados em frases de efeito, he,he,he.

    ResponderExcluir
  3. Conhece o falecido engrenheiro-agrônomo José Lutzenberger? Um precursor do ativismo ambiental aqui no sul. Controverso, preferiu agir dentro das empresas. Conheci um dos projetos, quando em inauguração, na antiga Riocell (hoje Aracruz), onde planejou e executou programas diversos, entre os quais, um paisagismo com plantas nativas que até hoje têm uma função, eu creio, similar à fitorremediação (não posso afirmar com certeza porque não estudei a fundo). O agrônomo atuou em diversas frentes, criou instituições importantes que podem ser consideradas marco para o que hoje temos em ativismo ambiental. Acesse o site da Funação Gaia, criada por ele: http://www.fgaia.org.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada