quarta-feira, 13 de abril de 2016

PLANO NACIONAL PARA PROTEGER CORAIS

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou no último dia 08 de abril o lançamento do Plano Nacional para Proteger Corais. A portaria n°19 de 09 de março de 2016 aprovou o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos - PAN Corais contemplando 52 espécies ameaçadas de extinção. 


Fonte: ICMBIO

Os recifes de corais são um importante componentes do ecossistema e no Brasil se distribuem por cerca de 3 mil km de costa. Apesar de existirem algumas unidades de conservação em alguns trechos em vários outras os recifes vêm sofrendo um rápido processo de degradação pelas atividades humanas. O PAN Corais será desenvolvido em 18 (dezoito) áreas-foco distribuídas ao longo do litoral brasileiro, incluindo áreas dentro da Zona Econômica Exclusiva, além do seu mar territorial, do Estado do Maranhão até Santa Catarina.


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL coordenará o PAN Corais e o Instituto Coral Vivo fará a coordenação executiva, com supervisão da Coordenação Geral de Manejo para Conservação da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade – CGESP/DIBIO. 

Segundo entrevista feita pelo CMBio com o coordenador executivo do PAN, Clóvis Castro o plano abre uma nova etapa para ações de conservação e uso sustentável dos ambientes coralíneos, representando ao amadurecimento coletivo e evolução de iniciativas anteriores do governo e da sociedade brasileira. 



Conheça mais do Programa:
Site do ICMBio
Portaria 19/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada