quarta-feira, 6 de abril de 2016

Modos de restaurar a floresta



A revista da FAPESP publicou recentemente uma informações de uma interessante pesquisa sobre a restauração ecológica numa fazendo no município de Paragominas, no Pará. Com emprego de técnicas como o enriquecimento artificial de florestas depois de quatro anos conseguiram recuperar cerca de 60% do território parcialmente destruído pela exploração madeireira. 

No processo de enriquecimento se inicia com o diagnóstico da área para levantar as causas da destruição. Na sequência é avaliado o potencial de recuperação do local. Caso a capacidade de recuperação seja alta é feita a opção pela regeneração natural. Caso a capacidade de recuperação seja baixa é feito o plantio de espécies atratoras de fauna. Após cerca de 3 anos a área tem nova avaliação para verificar o andamento da recuperação. Nesta avaliação caso seja identificado que outras espécies tem conseguido chegar naturalmente é deixado para continue esse enriquecimento natural. Caso a dispersão não esteja ocorrendo espontaneamente é realizando um enriquecimento realizando plantio de novas mudas. 

Recuperação de áreas degradadas
Fonte: FAPESP



As pesquisas subsidiam as alterações de políticas públicas, ou pelo menos, deveriam, por isso vale a pena ficar atento as atualizações nesta área. 

REFERÊNCIA
FAPESP. Disponível em:http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/12/15/modos-de-restaurar-as-florestas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada