sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aprenda sobre: mata ciliar


Mata ciliar é a vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. O nome mata ciliar é dado a essa vegetação porque ela protege os rios assim como os cílios protegem os olhos.
A mata ciliar deve ser preservada para manter a qualidade do ar e as temperaturas estáveis porque o gás carbônico em grandes quantidades é prejudicial à saúde do seres vivos, além de aumentar o efeito estufa, causando o aquecimento global. Através da fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, melhorando assim a qualidade do ar e regulando a temperatura da Terra.
As matas liberam água em forma de vapor, que ao atingir a atmosfera se concentra e se condensa, formando as nuvens, que diminuem os efeitos dos raios do sol, produzem as chuvas e estabilizam o clima.
As matas ciliares atuam como corredores ecológicos, por unirem fragmentos de florestas, o que permite a circulação de animais e a dispersão de sementes, aumentando a conservação da biodiversidade.
Essas matas funcionam ainda como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças nas culturas agrícolas.
As chuvas e os ventos carregam partes constituintes do solo exposto até os corpos d’água. As matas ciliares são como filtros que evitam que os sedimentos trazidos pela erosão se depositem nos rios, o que levaria à diminuição de seus volumes e perda da qualidade da água.
A erosão pode levar ao empobrecimento dos nutrientes do solo diminuindo a produtividade das terras, sendo que a mata é uma forma para evitar a desertificação.
A vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo, que infiltra lentamente e é armazenada no subsolo, onde irá abastecer as nascentes.
Fonte: programa Mata Ciliar

Mata ciliar: quadro atual


O problema reside na dificuldade de programas de recuperação de matas ciliares de grande abrangência decorrentes da:
pouca mobilização: não reconhecimento da importância das matas ciliares, pouca comunicação e treinamento;
desorganização: ausência de instrumentos para planejamento e monitoramento, recursos financeiros insuficientes e mal explorados;
dificuldades técnicas: déficit regional na ofertas de sementes e mudas, dificuldade de implantação de modelos de recuperação.
A consequência disso é um milhão de hectares de áreas de matas ciliares no estado de São Paulo degradadas. O que ameaça a estrutura, funções e estabilidade do ecossistemas e agravamento da pobreza.
No estado de São Paulo foi criado o projeto de Recuperação de Matas Ciliares (o qual eu tive a oportunidade de participar de um encontro muito bem organizado e desenvolvido na Bacia no Rio Aguapeí-Peixe) que tem como objetivo desenvolver ações para superar cada um dos “gargalos” identificados. Fornecendo instrumentos, metodologias e estratégias que servirão de modelos para implantar um programa de matas ciliares em todo o Estado.
(para recuperar matas ciliares entre em contato com o escritório do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares da sua região).

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Coleção Consumo Sustentável (download)



A Coleção Consumo sustentável é destinada aqueles que desenvolvam ou queiram desenvolver atividades educativas que promovam a sustentabilidade. Ele está disponível para download no site do Instituto 5 elementos, bem como outras obras. E pode ser adiquirido gratuitamente por bibliotecas ou a um preço muito baixo.



"O primeiro título da coleção Consumo Sustentável desenvolve a temática sobre questão da geração e tratamento dos resíduos sólidos propondo rever nossos hábitos de consumo. Nesta publicação também há sugestões de atividades educativas que promovem o consumo sustentável, sendo este dirigido ao professor. Os demais 5 títulos são voltados a crianças e jovens e trazem um enredo onde os alunos da Escola da Vida têm a tarefa de pesquisar sobre o ciclo do lixo - Papel, Plástico, Metal, Vidro e Orgânico - para apresentarem na Feira de Ciências com o tema Consumo Sustentável. Dentro deste contexto, os alunos interagem com vários personagens da comunidade que trazem novos conhecimentos e reflexões sobre de onde vem e para onde vai tudo neste planeta!" Instituto 5 elementos



Baixe em : http://www.5elementos.org.br/5elementos/ecoprodutos.asp

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Educação Ambiental é lei


Nós brasileiros contamos com uma Política Nacional de Educação Ambiental que foi regulamentada pela Lei n°9.795, de 17de abril de 1999, esta lei definiu a educação ambiental como “os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
A lei ainda destaca que todos têm direito a educação ambiental e que ela deve estar presente no processo educativo tanto em caráter formal como informal. Incumbindo entre outros atores o poder público de definir as políticas e promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a sociedade de manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.

Refletindo


"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana"
Charles Darwin

"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil."
Nicolau Copérnico

"In our democracy, the future is no something that just happens to us. It's something that we make for ourselves -- together." -Al Gore

Em nossa democracia, o futuro não é alguma coisa que apenas acontece para nós. É alguma coisa fazemos para nós mesmos – juntos.

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." - Mahatma Gandhi

"Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas". - Buda (563? - 483? A.C.)

"Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive." - Albert Schweitzer (1875-1965)

"Não permitas que ninguém negligencie o peso de sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nosso matadouros... todos seremos culpados. Tudo o que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida." - Albert Schweitzer

"É nosso dever proteger o maior patrimônio nacional, pois a nação que destrói o seu solo,destrói a si mesma. (Theodoro Roosevelt)

"Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno." (Paulo Nogueira Neto)

"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo para as presentes e futuras gerações." (Artigo 225 da Constituição)

"Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo." - Thomas Jefferson

"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." - Charles Darwin

"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." - Victor Hugo

"Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos." - Dr. Louis J. Camuti

Frases 2


"A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo."
Dalai Lama

"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore." Martín Luther King

“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. "
Leonardo da Vinci

"Não levar nada além de fotos; não deixar nada além de pegadas; não matar nada além de tempo."
Obs.: Lema do Excursionista.

Provérbios

A maravilha de um só floco de neve supera a sabedoria de um milhão de meteorologistas."
Francis Bacon

"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem."
Obs.: Miscelânea, 1946.
Monteiro Lobato

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso."
Aristóteles

"O homem é infeliz porque não conhece a natureza."
Demócrito

“Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
Confûcio

“Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.”
Deivison Cavalcante Pedroza

Frases




"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"
Gandhi

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."
Provérbio Indígena

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi

“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.”
João Bosco da Silva

"A natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender mas sabe se vingar como ninguém"
Marina da Silva - Ministra do Meio Ambiente.

“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo

“O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
Madre Teresa de Calcutá

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

"Também me tornei próximo à natureza, e agora sou capaz de apreciar a beleza com a qual este mundo é agraciado."
James Dean

"A terra é insultada e oferece suas flores como resposta."
Rabindranath Tagore

"Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer. "
Ziraldo

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante"
Albert Schweitzer

Vídeo: "Dê um futuro para os seus filhos"

Algumas coisas podem nos motivas para lutar pelo nosso futuro...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Documentário: A última hora (The 11th hour)

Alguns filmes podem nos fazer despertar, trazer emoções, conseguir que possamos ver novas visões de pensar. Este documentário (o primeiro a ser comentado neste blog) fala a respeito da crise ambiental e do que pode ser feito. Ele mostra diversas opiniões de peritos no assunto que “poderá ser o maior desafio do nosso tempo: o colapso dos ecossistemas do nosso planeta e a nossa busca de soluções para encontrar um futuro sustentável”
“Não é um problema de excesso de dióxido de carbono. Não é um problema de aquecimento global. Não é um problema de lixo. Tudo isto são sintomas do problema. O problema é a nossa forma de pensar.” THOM HARTMANN
Ele ainda afirma no documentário que um estudo revelou que conseguimos identificar mil logotipos de empresas, mas menos de 10 plantas e animais nativos de suas terras.
Uma ótima opção para que gosta do assunto.
A parte que despertou mais a minha força de vontade é essa pequena verdade que Paul Hawken afirmou que às vezes temos que ouvir: “Temos que reimaginar todas as coisas que faremos. Por outras palavras, não fazemos uma única coisa nem temos nenhum sistema que não exija uma remodelação completa. Portanto, há duas maneiras de encarar isto. Uma é: “Meu Deus! Que grande fardo!”E a outra, a minha preferida, é encará-la como: “Que ótima época pra nascer, que ótima época para estar vivo.” Porque esta geração tem a oportunidade de mudar completamente o mundo.”



Documentário: The 11th hour

Alguns filmes podem nos fazer despertar, trazer emoções, conseguir que possamos ver novas visões de pensar. Este documentário (o primeiro a ser comentado neste blog) fala a respeito da crise ambiental e do que pode ser feito. Ele mostra diversas opiniões de peritos no assunto que “poderá ser o maior desafio do nosso tempo: o colapso dos ecossistemas do nosso planeta e a nossa busca de soluções para encontrar um futuro sustentável”
“Não é um problema de excesso de dióxido de carbono. Não é um problema de aquecimento global. Não é um problema de lixo. Tudo isto são sintomas do problema. O problema é a nossa forma de pensar.” THOM HARTMANN
Ele ainda afirma no documentário que um estudo revelou que conseguimos identificar mil logotipos de empresas, mas menos de 10 plantas e animais nativos de suas terras.
Uma ótima opção para que gosta do assunto.
A parte que despertou mais a minha força de vontade é essa pequena verdade que Paul Hawken afirmou que às vezes temos que ouvir: “Temos que reimaginar todas as coisas que faremos. Por outras palavras, não fazemos uma única coisa nem temos nenhum sistema que não exija uma remodelação completa. Portanto, há duas maneiras de encarar isto. Uma é: “Meu Deus! Que grande fardo!”E a outra, a minha preferida, é encará-la como: “Que ótima época pra nascer, que ótima época para estar vivo.” Porque esta geração tem a oportunidade de mudar completamente o mundo.”

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mata ciliar e Legislação


A mata ciliar é área de preservação permanente (Código Florestal, Lei n° 4771/65). Isso significa que todas as florestas e formas de vegetação localizadas às margens dos cursos d’água , nascentes e reservatórios devem ser preservadas e caso estejam degradadas devem ser recuperadas. De acordo com essa lei, a largura do curso d’água é que define a largura da faixa de mata ciliar a ser mantida.
Em volta de reservatórios, mesmo que artificiais a área a ser mantida é de 30m.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Banco de Áreas para a Recuperação Floresta


O banco de ares une os interesses dos proprietários rurais que dispõem de terras para o plantio de vegetação nativa e as empresas ou pessoas que dispões de recursos financeiros para isso.
As áreas ciliares degradadas podem ser cadastradas par ao plantio de espécies nativas no banco de áreas, caso nelas não incidam obrigações administrativas ou judiciais.
A inscrição é voluntária e sem custo e o proprietário da área deve concordar com a sua recuperação e manutenção com espécies nativas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

130 MUDAS NATIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO




Alecrim de Campinas, Amendoim-brabo, Angico, Aroeira, babosa-branca, marmelinho-do-campo,cedro-rosa, ingá, jabuticaba, jequitibá, jenipapo, monjoeiro e muitas outras que integram a lista de mudas nativas do estado de São Paulo.
Olhando o pôster desenvolvido pelo projeto Mata Ciliar na casa dos meus avós, me surpreendi ao notar que minha avó conhecia muitas dessas espécies. Elas eram comuns no “mato” há alguns anos. Minha avó relembrou o tempo em que correi para colher frutos “deliciosos” quando era nova, quase pude sentir o cheiro e gosto que ela descrevia de frutos que nunca ouvi falar.