domingo, 30 de agosto de 2009

Fitorremediação usada em para elementos radioativos


O trabalho de fitorremediação depois do acidente de Chernobyl começou em 1994, em uma lagoa contaminada por elementos radioativos. Os pesquisadores da Phytotech, uma companhia de fitorremediação, prenderam 24 girassóis numa espécie de jangada e pontilharam a lagoa de 75 metros quadrados. As plantas absorveram césio e estrôncio da mistura de metais que havia no local. As plantas não metabolizaram os elementos.. Eles começaram com poucos girassóis na tentativa de limpar completamente a lagoa. Depois eles vieram a colocar 50 a 60 girassóis, para limpar a lagoa. A estimativa de custo na época foi de cerca de $2 a $6 por mil galões de água. Entretanto para evitar a recontaminação da lagoa, o terreno das proximidades também devem ser descontaminados ao mesmo tempo.
Nos Estados Unidos, quase todos os locais radioativos pertencem ao departamento de energia. Antes do projeto dos girassóis de Chernobyl, os investigadores de Phytotech experimentaram bombear a água subterrânea contaminada de alguns locais em recipientes com girassol. Dentro de 24 horas, as plantas reduziram a concentração do urânio na água de 350 partes por bilhão (ppb) a menos de 5 ppb, que se encontra com os limites legais para águas subterrâneas na região.

Aprenda sobre: Fitorremediação 3

A fitorremediação utiliza sistemas vegetais para recuperar águas e solos contaminados por poluentes orgânicos e inorgânicos. Ela busca identificar os genes responsáveis e maximizar processos que ajudem na despoluição de novos e antigos contaminantes que compromete a saúde e a sustentabilidade do meio ambiente.

Breve histórico

• Desde a antiguidade, e na China desde vários séculos a utilização das plantas para tratar a poluição aparece de modo concomitante com o surgimento das primeiras cidades.
• 1871: após os primeiros estudos científicos sobre a degradação dos poluentes de águas usadas pela agricultura a cidade de Paris disponibiliza um hectare de “jardim modelo” aberto ao público para convencer os agricultores da planície de Gennevilliers das virtudes fertilizantes dessas águas de esgosto. Pouco a pouco este jardim passa a ter 5100 ha.
• 1875: o engenheiro Popoff aplica um sistema de fertilização em Moscou, e o Dr. Hobrecht em mais de 25000 ha em torno de Berlim um sistema de fitorremediação para água
• 1901. a cidade de San Antonio (Texas) constrói uma lagoa de 200 ha, marcando assim o começo da técnica de “zonas úmidas construídas”. Pouco depois, a cidade de Munique constrói uma lagoa de 233 ha.

Após os anos 90. A fitorremediação para tratamento de água através de zonas úmidas passa a desenvolver-se plenamente mundo a fora: a cidade de Nova Iorque lança grande programa visando a proteção de seus recursos de águas que ilustra formidavelmente o potencial dessas tecnologias. A fitorremediação é de modo geral, depois dos anos 90, objeto de vários congressos internacionais. Ela aumenta seu espectro de tratamento para quase todos os tipos de poluição e conta com apoio de vários governos pelo mundo: Agência de Proteção ao Meio ambiente, Departamentos de Energia e Defesa – EUA (mais de 200 áreas de fitorremediação da água foram criadas em 2000); Departamento do Comercio e da Industria e Agência do Meio ambiente – Inglaterra; Ministério do Meio ambiente e de Energia – Canadá; Bureau do Meio ambiente na China e no Japão.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aprenda sobre: Fitorremediação

Ainda aproveitando os vídeos agora em português podemos ver uma pesquisa sobre fitorremediação, desenvolvida pela Profa. Maristela Martinez, do Curso de Engenharia Química da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp.

A fitorremediação pode ser usada tanto para tratamento de solo de água.
Abordarei posteiormente um pouco mais dos dois.

Aprenda sobre: Fitorremediação

A contaminação ambiental cresce a cada dia, acidentes com grandes danos ambientais, como derramamento de petróleo, vazamentos em postos de combustíveis ou indústrias de muitos ramos acabam fornecem ao meio ambiente componentes que ele já não é capaz de degradar sozinho facilmente e que muitas vezes prejudica todo o ecossistema.

Nesse sentido foi desenvolvido os conceitos de biorremediação e fitorremediação.

Hoje é possível você utilizar plantas para recuperar áreas de metais pesados ou outros contaminantes. Em locais afetados por elementos radiotivos como após o acidente de Chernobyl podem se utilizar girassois. Muitos estudos têm sido realizados nessa direção e os resultados são cada vez mais promissores devidos as vantangens ambientais (utilização de plantas de diversas espécies para variados componentes), vantagens estéticas (embeleza o meio ambiente e até mesmo vantagens financeiras (na maioria dos casos o custo é totalmente favorável).

Será sobre fitorremediação alguns posts que vão vir a seguir. Espero que gostem.


O vídeo apesar de estar em ingles é bem curto e ilustra um modelo de fitorremediação.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Aprenda sobre: Compostagem 2


Dando continuidade temos um vídeo bem ilustrativo retirado do site da Recicloteca (http://www.recicloteca.org.br/default.asp). Um ótimo site com informações sobre reciclagem, inclusive uma sessão passo a passo de confecção de objetos com materiais recicláveis.

Aprenda sobre: Compostagem





Reavaliando nossa situação de consumo somos um grande produtor de lixo que poderia ser reutilizado. Fora os materiais que podem ser separados para reciclagem podemos produzir adubo em casa através do processo de compostagem e dar um destino nobre a quase 50% do lixo produzido em nossas casas. Levando essa idéia, transcrevo aqui as informações retiradas do site da usp sobre esse processo (http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm)



Como funciona a compostagem?

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

O que é uma composteira?

É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.

Qual a vantagem deste processo?

dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Qualidade da água e bacia hidrográfica.



Qualquer parte da superfície terrestre está inserida em uma bacia hidrográfica. De maneira geral, pode-se dizer que a qualidade de uma determinada água é função do seu uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica.

A figura apresenta um exemplo de possíveis interrelações entre o uso e ocupação do solo e a geração de agentes alteradores da qualidade da água de rios e lagos. O controle de qualidade da água está associado a um planejamento global, a nível de toda a bacia hidrográfica, e não individualmente, por agente alterador.

A qualidade da água pode ser afetada devido:
• Condições naturais: mesmo com a bacia hidrográfica preservada nas condições naturais, a qualidade das águas subterrâneas é afetada pelo escoamento superficial e pela infiltração no solo, resultantes da precipitação atmosférica. O impacto das mesmas é dependente do contato da água em escoamento ou infiltração com as partículas, substâncias e impurezas no solo. Assim, a incorporação de sólidos em suspensão (ex: partículas de solo) ou dissolvidos (ex: íons oriundos da dissolução de rochas) ocorre, mesmo na condição em que a bacia hidrográfica esteja totalmente preservada em suas condições naturais (ex: ocupação do solo com matas e florestas). Neste caso, tem grande influência a cobertura e a composição do solo.
• Interferência do homem: a interferência do homem, quer de uma forma concentrada, como na geração de despejos domésticos ou industriais, quer de uma forma dispersa, como na aplicação da defensivos agrícolas no solo, contribui na introdução de compostos na água, afetando a sua qualidade. Portanto, a forma em que o homem usa e ocupa o solo tem implicação direta na qualidade da água.




Conceitos
A bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente contornada por um divisor, drenado por um curso d'água ou um sistema conectado de cursos d'água, sendo que toda a vazão afluente seja descarregada atravé de uma única saída: ponto crítico.

Bibliografia
SPERLING, Marcos Von. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. Ed. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996.

Parcerias


Muito simples… Ponha no seu blog o banner e me avise deixando um comentário nessa página.

domingo, 2 de agosto de 2009

Recomendo


Blog Usina do Bem
http://usinadobem.blogspot.com/

A Usina do Bem difunde ideias, produz produtos, faz oficinas e cursos de reaproveitamento (de material que iria para o lixo).
Os cursos provocam a curiosidade, estimulam a criatividade e contribuem para a difusão de ideias pró-ambiente e pró-seres vivos (os humanos, inclusive).

Últimos post

COMO DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA
http://usinadobem.blogspot.com/2009/08/descobri-gracas-ao-perfil-de-rosane-que.html

SACOLA DE AGASALHOS
http://usinadobem.blogspot.com/2009/07/sacola-de-agasalhos.html

Garrafas pets na mão de artistas
http://usinadobem.blogspot.com/2009/07/arte-com-garrafas-pet.html

Calçada ecológica II




Um caso ilustrativo de construção de calçada ecológica pode ser observado em meu municipio.

"Minha calçada estava danificada pelas raízes da árvore em frente de casa", diz a advogada Cléria Patrocínio. "Recomendaram que eu cortasse a árvore". Em vez disso, a moradora teve a feliz idéia de construir uma inédita calçada ecológica.

Árvore livre - Mais de vinte metros quadrados de calçamento foram retirados e substituídos por 4 canteiros ajardinados. Duas novas árvores foram plantadas para fazerem companhia a sibipiruna que, agora, tem uma área livre em volta de seu tronco para receber água da chuva.

Água subterrânea - A iniciativa teve o apoio técnico da ONG TudoVerde, e conta com soluções especiais para garantir a saúde deste jardim de rua. Um sistema de irrigação subterrãnea foi instalado para permitir sua operação automática e segura. Se houver temor em sair a noite aguar as plantas, basta apertar um botão dentro de casa

Cupins e pedestres - A sibipiruna, que apresentava infestação recente por cupins, recebeu um tratamento para eliminação da praga. Esta foi uma exigência de Cléria, "esta árvore tem mais de 30 anos, e sua sombra deixa a casa fresca mesmo no verão. Cortar uma árvore nste estado e como matar um cachorrinho com pulgas!".

A nova calçada também beneficiou quem passa em frente a casa. Uma rampa para deficientes foi construída, e, como normas técnicas exigem uma faixa livre com largura mínima de 1,20m para os pedestres, o que antes da reforma não existia em razão dos danos no calçamento, agora conta com uma área nivelada de quase dois metros.

Outro benefício é o embelezamento e a sensação agradável para a vizinhança. Crianças e adultos param para ver a calçada verde.

Tendência - Existe já um fenômeno nas cidades chamado de "desconstrução" ou "renaturalização": para aplacar a calor, provocado pela irradiação absorvido pelo concreto e asfalto, e diminuir as enxurradas e enchentes, também conseqüência da alta impermeabilização nas áreas urbanas, toneladas de cobertura de concretos e asfalto estão sendo subtituídos por áreas gramadas e ajardinadas.

Esta tendência, além de brindar as cidades com melhores condições ambientais, aumenta os espaços públicos de convivio e bem estar para seus moradores. Algo que a pioneira calçada ecológica de Cléria conseguiu no Jardim Aviação.

Uma cidade que encontra bastante exemplos de calçadas ecológicas é Londrina.


Vídeo ilustrativo no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=T_kxNYoI9z0

Calçada ecológica

Um dos grandes e não destacados problemas ambientais nas cidades hoje é a impermeabilização do solo. Essa impermeabilização ocorre quando o solo perde a sua capacidade natural de absorção de água devido a contrução de asfalto e calçadas que não permitem que a água se infiltre no solo.

Uma das consequencias dessa impermeabilização é vista nos períodos de chuvas onde a água da chuva não encontra espaço para se infiltrar e acaba causando inundações e consequente impactos sociais.

Uma palestra que ouvi há cerca de dois anos da ONG TUDO VERDE (http://www.tudoverde.org.br/) falou sobre a construção de calçadas ecológicas que além de embelezar o ambiente (deixando de ser aquela paisagem de só asfalto e concreto) evita que as a calçada arrebente porque dá espaço para as plantas se desenvolverem e principalmente, permite que a água tenha um lugar para se infiltrar.






Fontes recomendadas
http://www.preol.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=4
http://www.tudoverde.org.br/
http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/content/impermeabilizacao-do-solo-e-grandes-enchentes