domingo, 10 de abril de 2016

FAPESP: Modos de restaurar a floresta

Neste vídeo disponibilizado pela FAPESP é iniciada a discussão sobre o que é restaurar uma floresta. Por muito tempo foi entendido que se saíssemos plantando árvores estaríamos restaurando a floresta, hoje já sabemos que não é bem assim. 


Os pesquisadores destacam a importância de considerar os grupos funcionais na escolha porque estarão restaurando os processos que constroem e mantem a floresta nativa. As espécies de recobrimento são nativas que tem bom crescimento e boa cobertura. Elas que vão ajudar a produzir uma estrutura de floresta o mais rápido possível. O objetivo é ajudar a superar a competição, por exemplo, com as gramíneas que dificultam a recuperação.
Fonte: FAPESP
No intervalo de tempo em que espécies de recobrimento tardam para se desenvolver a estratégia para  recuperação é utilizar espécies exóticas para adubação verde. Estes espécies vão proporcionar um  sombreamento rápido permitindo o crescimento das espécies de recobrimento. Cabe ressaltar que como requisitos para a escolha de espécies para adubação verde devem ser descartadas as invasoras e aquelas que são resistentes ao sombreamento para não dificultar a recuperação com nativas da área.  
Adubação verde
Fonte: FAPESP


Assista e confira os detalhes no vídeo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário, sugestão ou pergunta será bem vindo. Obrigada