terça-feira, 27 de abril de 2010

Caneta Biodegradável



As canetas estão presentes no nosso dia-a-dia, muitas são perdidas e todas são no final do uso descartadas. Como são geralmente compostas de plástico, um material que não se degrada facilmente na natureza, poluindo o solo e os oceanos por centenas de anos.

Um novo produto, no entanto, promete mudanças no universo das esferográficas. A empresa de design DBA, com sede em Nova York, criou uma caneta 98% biodegradável.

A DBA 98 é composta 98% de bioplástico feito de batata. O reservatório de tinta também é feito de fibras renováveis e biodegradáveis, e a própria tinta não possui ingredientes tóxicos – é composta por água, pigmentos atóxicos, glicerina e benzoato de sódio.

A embalagem das canetas é feita 100% de materiais reciclados, impressa com tinta vegetal e pode ser completamente reciclada. Além disso, a DBA afirma que sua fábrica é movida a energia eólica e possui certificado ISO 14001.

Para se ter uma ideia, enquanto um plástico convencional leva até 450 anos para se decompor, as canetas DBA 98 se decompõe completamente em 180 dias.

As vendas começam no dia 30 de abril nos EUA e o preço é de US$ 8 (equivalente a R$ 14) por um pacote com três canetas.

Fonte: http://blog.eco4planet.com/2010/04/empresa-cria-caneta-98-biodegradavel/
Blog da eco4planet, o buscador ecológico do google.

sábado, 24 de abril de 2010

DOWNLOAD: Cobrança pelo uso da água


TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA E NÃO TINHA PARA QUEM PERGUNTAR

A cartilha desenvolvido pelo Estado de São Paulo (disponível em pdf)explica
http://www.ciespbp.com.br/meio_ambiente/downloads/Cartilha_Cobranca_out_06_2.pdf

A água sempre foi considerada infinita. Hoje sabemos que a água com qualidade adequada e nos locais que necessitamos em muitos casos é escassa. Quando os excessos passam a ter custos, todos se esforçam para usar menos e melhor.

Os maiores usuários de água são o abastecimento público, a agricultura, setores industriais. O lançamento de esgotos domésticos e os efluentes industriais, lixo e entulho são as atividades que mais poluem as águas do nosso país.

A cobrança total é calculada, através soma do volume de água consumido e do tipo de poluente lançado.

Pagarão apenas os usuários diretos: empresas de abastecimento público, industrias, usuários urbanos privados, etc.
Os recursos arrecadados devem ser aplicados em planos, projetos e obras que tenham por objetivo gerenciar, controlar, fiscalizar e recuperar os recursos hídricos.

SÃO PAULO. Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Tudo o que você queria saber sobre a cobrança pelo uso da água e não tinha para quem perguntar. São Paulo: DAEE, 2006.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Gestão de Bacias Hidrograficas

Como a semana de provas da faculdade acaba dificultando minhas publicações. Resolvi montar um pouco do resumo de algumas matérias, para que os interessados no assunto possam ter uma noção do que ando estudando.

A gestão das águas é uma forma pela qual se busca equacionar e resolver as questões de escassez de água. A gestão integrada de Recursos Hidricos é o conjunto de atividades que tem os vinculos físicos, econômicos, sociais e culturais existentes dentro do Sistema de Recursos Hidricos que se está administrando. Tem três bases fundamentais: técnica, legal e institucional.

Segundo dados da ONU 80% das doenças e 33% das mortes em países subdesenvolvidos está associada a água, tanto a escassez quanto a qualidade.

Em Presidente Prudente (cidade onde moro) o Rio Santo Anastacio, que por muitos anos foi a principal fonte de abastecimento (hoje responsavel por 30%) está assoreado, poluído e degradado.

As etapas principais para a recuperação da bacia:
terraceamento
controle de erosão com curva de nível
bacias de conteção
adequadação de estradas rurais
proteção de nascentes
reflorestamento

sexta-feira, 16 de abril de 2010

REALIZE: Plante arvores com o Google


Depois de lançar o Google Black, buscador na versão preta para reduzir gastos com energia em monitores de tubo, o Google adaptou uma das mais famosas ferramentas de buscas da internet para abraçar a causa da pegada ecológica (abordada em outro topico do blog).

Funciona assim: a cada 50 mil buscas realizadas no Ecology For Planet, o site de buscas se encarrega de plantar uma árvore.

Se todos realizassem suas buscas dessa maneira (sao 1,4 milhao de buscas diarias) alcariamos um indice consideravel, podendo propiciar grandes beneficios ambientais.


As mudas serão plantadas em cidades do interior do estado de São Paulo e a primeira delas a receber uma árvore do programa foi Ribeirão Preto. Cada plantio é feito no inicio do mês seguinte ao da contabilização das pesquisas, com o suporte de biólogos e estudantes para definir espécies e locais adequados. O plantio pode ser acompanhado pelos internautas via blog ou twitter do projeto.

O objetivo de contribuir para a neutralização de emissões de gás carbônico liberado na atmosfera em atividades diárias, inclusive com o uso da internet, está em fase prematura: apenas 4 mudas foram plantadas. Ainda assim, o projeto serve como um bom alerta.

“Acreditamos que olhar sempre para o eco4planet fará com que as pessoas se lembrem da necessidade contínua de economizar energia elétrica e proteger a Natureza”, afirma a equipe do projeto.

Fonte: Época