domingo, 27 de março de 2016

Biodiversidade (Ted-Ed)

Kim Preshoff nesse vídeo produzido e divulgado pelo TED-Ed explica um pouco o porquê da biodiversidade ser tão importante. 


Os ecossistemas do mundo apesar de parecerem estável estão sujeitos ao colapso. Florestas podem virar deserto e outras áreas cheia de vida pode ficar vazias. E o que faria um sistema forte ou fraco? A resposta estaria na biodiversidade. 

A biodiversidade está baseada na diversidade ecossistêmica, de espécies e genética. Quando mais relacionados estes aspectos mais resiliente é o ambiente. Cada elo do sistema fornece estabilidade a teia de biodiversidade.

A diversidade genética permite uma melhor adaptação as mudanças. Quando uma espécie desaparece parte da rede é quebrada. 

Em alguns ambientes uma espécie pode fazer total diferença como os corais. Estes organismos fornecem um micro-habitat essencial para milhares de outras espécies.

Assista.

sábado, 26 de março de 2016

Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros


Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros para Educadores foi produzido pela rede Biomar (Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Tamar). 

Ecossistemas Marinhos e Costeiros
Fonte: REDE BIOMAR
Este manual está bem didático e ilustrado servindo não só para educadores como para todo o público que queira saber um pouco sobre os ecossistemas marinhos e costeiros. Em sua estrutura aborda temas como o oceano, os ambientes, os serviços ecossistêmicos, os desafios para a conservação e atividades educativas. 
Manual de ecossistemas marinhos
Fonte: REDE BIOMAR

Os mares e oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta são um importante sistema a ser entendido e protegido.
Fonte: REDE BIOMAR


sexta-feira, 25 de março de 2016

Inspire-se

"Conhecimento prazeroso é aquele que coloca diante de nós os cenários do mundo, que vão dos ovos num ninho de beija-flor até as galáxias a milhões de anos-luz de distância."
Rubens Alves

Beija flor

 "Parece razoável acreditar que quanto mais claramente possamos concentrar nossa atenção nas maravilhas e realidades do universo que nos cerca, menos gosto teremos pela destruição de nossa raça."
Rachel Carson


quarta-feira, 23 de março de 2016

Butão planta 108.000 mudas em comemoração ao nascimento de príncipe

O Reino do Butão está no sul da Ásia. Este país que não ultrapassa o número de 1 milhão de habitantes tem entre seus legados o uso de um indicador de riqueza diferenciado a Felicidade Interna Bruta que está baseada na consideração que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade surge não só com o desenvolvimento material como também espiritual. 

As árvores são simbolo no budismo de longevidade, beleza, saúde e compaixão. Em 2016 o nascimento do príncipe foi comemorado com a iniciativa de plantar 108.000 árvores como símbolo do desejo dos habitantes do país de que a criança cresça feliz. 

O Butão por lei determinou que 60% de seu território seja mantido florestado. 


Voluntários plantados as mudas. Fonte: BBC, 2016. 

REFERÊNCIAS

BBC. 108,000 trees planted in Bhutan Prince's honour. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/newsround/35821914. Acesso em: 23 mar. 2016




terça-feira, 22 de março de 2016

Quero-Quero


O quero-quero ave muito comum em pastos e outras áreas abertas. Tem seu nome científico Vanellus chilensis originário no latim. Vanellus refere a ventoinhas relacionado ao seu som e modo de bater as asas; enquanto chilensis diz respeito àquele que vem do Chile. 
Esta ave tem sua alimentação baseada em pequenos invertebrados tanto aquáticos quanto terrestres, moluscos e pequenos peixes. Uma de suas estratégias para conseguir alimento é utilizar as patas para afugentar as presas. 


anellus chilensis


Ainda que seu canto não seja dos mais agradáveis. Vale a pena prestar atenção para diferenciá-lo num passeio.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Sucessão Ecológica


A sucessão ecológica é o resultado da modificação do ambiente físico pela comunidade e tende a culminar num ecossistema estável compatível com as condições do meio. As espécies envolvidas dependem da região, do clima e de outros fatores físicos. 


comunidade climáx



BIBLIOGRAFIA

RODRIGUES, D. B. B; MENDIONDO, E. M; Capítulo 7 - Fundamentos ecológicos e ciclos naturais. In: CALIJURI, M. C; CUNHA, D. G. F (coord.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

domingo, 20 de março de 2016

Assista: O que realmente acontece quando o plástico é jogado fora (TED-Ed)


O TED-Ed apresenta pequenos vídeos compartilhando lições. Este vídeo explica de forma didática o ciclo da garrafa plástica e alguns dos danos que pode trazer para o ecossistema.



O vídeo conta a história de 3 garrafas de plástico.

Fonte: TED-Ed

A primeira é depositada no solo e contribui para contaminação do solo e lençol freático

Fonte: TED-Ed


A segunda viaja pela água chegando no oceano e um grande depósito de Lixo no Pacífico.
Fonte: TED-Ed

Um local que além de poluir a água acaba matando e/ou contaminando animais.
Fonte: TED-Ed

A terceira garrafa é reciclada e tem um destino mais feliz para todo o planeta.
Fonte: TED-Ed

sábado, 19 de março de 2016

Download: Manual Técnico da Vegetação Brasileira


O IBGE disponibiliza para download e/ou compra a série Manuais Técnicos em Geociências. Nessa série está o Manual Técnico de Vegetação Brasileira. Este manual é uma importante fonte de informação técnica sobre o tema.
Apresenta e explica as diferentes classificações fitogeográfica do Brasil bem como a classificação da vegetação brasileira. Outro conteúdo a ser aproveitado é são as técnicas de manejo de conservação botânica e os procedimentos e mapeamento.



Vegetação
FONTE: IBGE , 2012

 As ilustrações e imagens presentes no manual contribuem para facilitar a compreensão da temática.
Savana Cerrado
Fonte: IBGE, 2012



Link: Manual Técnico da Vegetação Brasileira

quinta-feira, 17 de março de 2016

FAÇA: Comedouro para pássaros com garrafa plástica


PROPOSTA
Fazer um comedouro para aves livres com material reutilizado.

MATERIAIS UTILIZADOS:
- Garrafa plástica pequena
- Tesoura
- Barbante
- Fita adesiva (necessária em alguns casos)
- Alpiste ou similar

Comedouro ave material reutilizável pet

comedouro canário



quarta-feira, 16 de março de 2016

Projeto Seabin



Um dos grandes desafios atuais está em lidar com a quantidade de resíduos disposta no mar. Os plásticos descartados no oceano demoram séculos para se decompor e nesse tempo são responsáveis por muitas mortes no mundo animal. Enquanto muitas pessoas ainda não tomam consciência dessas questões outras buscam soluções que buscam tentar remediar o problema. Divulgo um projeto que vi que consiste num sistema de lixeira automática para ser utilizada na limpeza de oceanos. Claro que é uma solução paliativa, mas que vale a pena conhecer. 

Lixeira oceano
Fonte: SEABIN
  O projeto Seabin foi financiado coletivamente pelo site indiegogo cuja arrecadação encerrou no começo deste ano. 




FONTE
SEABIN. Disponível em: Acesso em 15 mar. 2016


terça-feira, 15 de março de 2016

Neinei

Nome científico: Megarynchus pitangua (Linnaeus, 1766). O nome vem do grego (megas = grande; rhunkhos = bico) e do tupi (pitangua = nome utilizado para algumas aves pequenas) (FRISCH, J; FRISCH, C; 2005)

Nome em inglês: Boat-billed Flycathcer

Outros nomes populares: Bem-te-vi-de-bico-chato


megarynchus pitangua


Este pássaro é muito parecido com o bem-te-vi, mas tem um bico e m canto diferenciado conforme pode ser percebido no vídeo abaixo. Sua alimentação é baseada em insetos e frutos. 


domingo, 13 de março de 2016

Assista: Ciclo das Rochas

Esta curta animação apresenta de uma forma diferente um pouco do ciclo das rochas. O processo de intemperismo, usos em atividades humanas, transporte e transformação.



sábado, 12 de março de 2016

Download: Moradias Sustentáveis

Esta publicação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) traz orientações para construções ou reformas visando a sustentabilidade. O setor de construção é intensivo em consumo de recursos naturais e o uso de alternativas mais adequadas hoje é possível e "uma casa ou prédio sustentável gera uma economia de aproximadamente 30% em sua manutenção"  segundo o  MMA. 

Consumo sustentável
Fonte: MMA, Cartilha  Moradias Sustentáveis


Para realizar uma construção sustentável é preciso iniciar desde o projeto. Observar o melhor posicionamento dos cômodos de acordo com posição do sol durante o dia entre outras características como vento pode trazer inúmeros ganhos em conforto ambiental e economia financeira. A casa deve ser adequada ao clima porque o contrário, por mais que se use artifícios, não é possível. 

Fonte: MMA. Cartilha Moradias Sustentáveis

Aproveite e confira todas as importantes dicas dessa publicação.

Link: Moradias Sustentáveis

sexta-feira, 11 de março de 2016

INSPIRE-SE

Frases Ambiental
Frases: Ambiental


"Maravilhas nunca faltaram no mundo, o que falta é a capacidade de senti-las e admirá-las"
Quintana

Frase ambiental Karl Jasper
Frases ambiental


"A existência humana não é só estar no mundo, mas a liberdade de ser"
Karl Jasper
Filósofo Alemão


domingo, 6 de março de 2016

ASSISTA: Vamos falar sobre solos

Solo é um tema não muito falado ao se pensar na questão ambiental. Esta base do nosso sustento necessita de muita atenção. Assista ao vídeo "Vamos falar sobre solos" produzido pela desenhista de animações Uli Henrik Streckenbach. Esta animação foi apresentada na Semana Global de Solos de 2012. O custos estimados da perda  de solo fértil são altíssimos e sofridos por todo o globo. 



sábado, 5 de março de 2016

Download: Manual de mudas de espécies florestais


Este manual de identificação de mudas de espécies florestais desenvolvido pelo programa de reflorestamento da cidade do Rio de Janeiro está disponível para download. Um importante material que ajuda não só na identificação das espécies como também nos projetos de recuperação ao classificar as espécies segundo o grupo sucessional (pioneirais, secundárias e de climáx).

Aproveite

Manual de identificação de mudas e espécies florestais

Download espécies florestais
Capa do manual de identificação de espécies florestais.

sexta-feira, 4 de março de 2016

INSPIRE-SE




Guimaraes rosa


"A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba."

Guimarães Rosa


democrito


"O homem é infeliz porque não conhece a natureza."

Demócrito