quinta-feira, 30 de julho de 2009
Gestão ambiental nas empresas
Com a questão ambiental ganhando importância, em grande parte graças à evolução dos meios de comunicação, as empresas constataram que qualidade ambiental é um item considerado importante por seus clientes. E as pessoas são hoje mais bem informadas e motivadas para o assunto, sendo raro o dia em que a televisão, os jornais e as revistas não abordem temas ambientais. As empresas que conseguirem se adaptar aos novos tempos terão vantagens competitivas, já que a preocupação ecológica é hoje vista como um fator estratégico de competitividade.
As empresas, como as produtoras de bens e serviços, estão hoje em grande evidência na questão ambiental. As estratégias das empresas em obter melhorias de desempenho ambiental estão inseridas na sua função social, pois além de atender à vontade dos seus clientes melhora os relacionamentos com os órgãos ambientais de controle, com as ONGs e com a sociedade em geral.
A empresa deve, antes de tudo, atender às necessidades de seus consumidores. Este deve ser sempre seu objetivo principal, sendo vital para que ela possa sobreviver. O lucro, ao contrário do que muitos pensam, não é a finalidade da empresa, e sim um resultado do seu trabalho, sendo na realidade uma medida de seu desempenho: quando ela estiver atendendo bem, naquilo que seus clientes esperam, consegue vender mais, consegue melhores preços, e portanto tem lucro.
Rosane de Oliveira Brito
Bibliografia recomendada
MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e Gestão Ambiental. 3 ed. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo artigo.
ResponderExcluirme ajudou muito em meu trabalho, na verdade foi a base para eu conseguir fazê-lo.