domingo, 27 de junho de 2010

Aprenda sobre: Mata ciliar


Mata ciliar é a vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes (SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente, 2006).

O grau de devastação das áreas de mata ciliar é tão grande que, mantida a situação atual seriam necessários 200 anos para recuperar a cobertura vegetal ao longo dos rios (SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente, 2006).

Estima-se em um milhão de hectares as áreas ciliares sem vegetação nativa no território do Estado, o que corresponde a 120 mil quilômetros de cursos d’água desprotegidos (SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente, 2006).

A supressão das matas ciliares e do hábitat que proporcionam são fatores que levam à perda da biodiversidade terrestre e aquática, além de outros impactos ecológicos, sociais e econômicos, como a intensificação dos processos erosivos com o aparecimento de sulcos e voçorocas e o assoreamento de reservatórios, nascentes e cursos d’água, redução da produtividade dos solos e do aumento da emissão de gases do efeito estufa (SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente, 2006).

Fonte: SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Projeto de Recuperação de matas ciliares.